sábado, 18 de setembro de 2010

Jornal Diário do Nordeste- 18/09/2010

Candidatos de olho nos eleitores de Maracanaú

Clique para Ampliar

Justiça eleitoral, em Maracanaú, acerta os últimos preparativos para a realização da votação neste pleito
FOTO: JOSÉ LEOMAR

18/9/2010

Na manhã de ontem, o canteiro central da rodovia CE-060 foi transformado em praça de campanha eleitoral

O município de Maracanaú certamente é o mais movimentado, em termos de disputa pelo voto, na Região Metropolitana de Fortaleza, afora a Capital. Nas principais vias e logradouros da Cidade, não se fala em outra coisa a não ser em eleição. Candidatos de todos os partidos e coligações disputam o voto de um total de 135.512 eleitores, o correspondente a 2,3% de todo o Estado, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

Ao contrário de Caucaia e Eusébio, onde a campanha se restringe mais aos cargos proporcionais, ou seja, deputado estadual e federal, em Maracanaú, a caça ao voto é diária e a toda hora do dia.

"Aqui não se comenta outra coisa. É no mercado, no Centro e nos conjuntos habitacionais. Para onde a gente se vira, se dá de cara com a foto ou bandeira de um candidato", conta o operário da construção civil Francisco Amarildo Lopes.

Quando se chega à Cidade é fácil de confirmar o depoimento do cidadão. A primeira grande concentração de militantes é na CE-060, na rotatória da entrada para o Distrito Industrial e para Pajuçara. O enorme canteiro central ontem pela manhã estava ocupado pela militância de vários candidatos, entre eles, Marcos Cals e Lúcio Alcântara, que lutam para chegar ao segundo turno na disputa pelo governo, além de Eunício Oliveira, que pretende se eleger senador.

"O entusiasmo é sempre o mesmo. Cada um defende seu candidato sem briga", explica a militante Silvia Maria. Ela era uma entre cerca de 70 pessoas que se concentravam no mesmo ponto daquela cidade portando bandeiras.

O local é dos mais estratégicos, haja vista que a CE-060 é a rodovia de acesso para quem se desloca para municípios como Pacatuba, Baturité, Redenção, Guaiuba e Guaramiranga, dentre outros. A passagem de veículos é incessante.

No cruzamento das avenidas Quatro e Nove, no Distrito Industrial, a movimentação também era intensa. Interessante é que, em meio aos que fazem campanha eleitoral, o pessoal que trabalha na divulgação de um empreendimento imobiliário também aproveita o fluxo de veículos para levar a sua mensagem.

Vale salientar que o mesmo local, à noite, ao fim do expediente, se torna um dos pontos mais ermos de Maracanaú.

Na Avenida Central, onde se concentra a maior parte do comércio, inclusive nos canteiros, a campanha também se faz presente. Ali, entretanto, os cavaletes com as fotos do candidato a governador Cid Gomes se sobressaem pelo maior número.

Caminhadas

Outro logradouro palco de manifestações políticas é a Avenida Capitão Valdemar de Lima, usada principalmente para caminhada dos candidatos. Para o taxista Almir do Vale, que trabalha há 13 anos em Maracanaú, essa é a campanha estadual e federal mais movimentada.

"Nunca tinha visto tanta disputa, a não ser quando a briga é para eleger o prefeito e os vereadores", garante. O taxista, porém, reclama do excesso de promessas. "Para nós de uma forma particular, nada melhora. Somos discriminados pelo poder público. Os pontos destinados aos nossos táxis são ocupados pelos carros particulares e ninguém toma providência nenhuma. Por esse tipo de coisa é que vou anular o meu voto no próximo dia três", confessou.

A grande movimentação a qual Almir se referiu, em se tratando de um pleito para escolher governador, senadores e deputados estaduais e federais, fica por conta de uma disputa entre o ex-prefeito, Júlio César, e o atual, Roberto Pessoa, cujos filhos lutam por uma vaga na Assembleia Legislativa.

Para a Justiça Eleitoral de Maracanaú, onde funcionam duas zonas eleitorais, no que pese a grande movimentação nas ruas, o clima é de tranquilidade até agora.